Pular para o conteúdo principal

MAPAS DE BRASIL COM TERRENOS IRREGULARES:::CREA MAPAS:::WELBERDESIGNERSHOP´TECNOLOGIA 2020.

 MAPAS DE BRASIL COM TERRENOS IRREGULARES:::::CREA MAPAS

::::::::::::::::::::::::::::::::WELBERDESIGNERSHOP´TECNOLOGIA 2020.


https://www.nsctotal.com.br/noticias/joinville-tem-mais-de-30-mil-lotes-irregulares LINK CREA JOINVILLE/SANTA CATARINA/SC




PUBLICIDADE

HABITAÇÃO

Joinville tem mais de 30 mil lotes irregulares

Há 14 mil processos em andamento na Prefeitura para regularizar áreas

28/08/2017 - 18h08 - Atualizada em: 28/08/2017 - 18h27

COMPARTILHE

Por Redação NSC

A regularização fundiária é um dos grandes desafios a serem enfrentados pela Prefeitura de Joinville nos próximos anos. De acordo com dados da Secretaria de Habitação do município, existem atualmente 30.115 lotes em situação irregular e outros 13.950 estão em processo de regularização. Eles estão espalhados por quase toda a cidade, inclusive na área central.

Se for levado em conta que cada domicílio de Joinville é habitado por mais de três pessoas – 3,19 na média, segundo dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE –, aproximadamente 140 mil pessoas estariam vivendo em áreas irregulares ou esperando por uma solução, o equivalente a 24,5% da população atual, informa a Secretaria de Habitação.

O aposentado Antenor Machado dos Santos, 71 anos, mora na comunidade Machado, uma área irregular do bairro Morro do Meio, na zona Oeste da cidade. Ele foi o primeiro a chegar ao local, que recebeu o seu sobrenome como homenagem, há quatro anos. Aos poucos, mais pessoas começaram a construir, e a comunidade cresceu.

Os moradores têm acesso a água e energia elétrica apenas por meio de ligações clandestinas, os chamados gatos. Segundo Antenor, ele se mudou para o local porque morava de aluguel e sobravam apenas R$ 50 por mês para comprar comida para ele e para as duas filhas.

– Eu conhecia um amigo que me trouxe para a área de ocupação. Fiz um barraco no meio do mato e depois fui limpando. O pessoal começou a chegar aqui e a construir casas ao redor – lembra.

Antenor estima que hoje morem cerca de 100 famílias na comunidade. Ele garante que todos os moradores têm interesse em regularizar os lotes e querem pagar pela água e energia que consomem mensalmente. Antenor defende ainda que, em locais em que não há criminalidade, deveria ser permitida a permanência das famílias porque, se elas forem retiradas, buscarão outro lugar para ocupar. E, com a regularização, a Prefeitura deixaria de ter prejuízos com a falta de pagamento de impostos.

O secretário de Habitação, Romeu de Oliveira, explica que o município não pode instalar água, energia elétrica e nem coleta de esgoto em áreas de ocupação irregular. No entanto, os moradores desses lotes geram lixo e esgoto que não são destinados corretamente, o que também causa perdas ambientais.

Romeu explica que, apesar do prejuízo com o não recolhimento de impostos, essa não é a prioridade do município.

– Nesse primeiro momento, não estamos vendo como regularizar essas áreas porque estamos perdendo. O interesse é social. Temos que regularizar porque é uma questão de cidadania para as pessoas, para dar um endereço a elas – afirma.

Morador da Vila Canela espera pela regularização do terreno

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Habitação de Joinville realizou um levantamento completo das áreas em situação irregular na cidade e deu sequência ao processo de regularização de algumas delas. Até dezembro deste ano, serão entregues escrituras para moradores de ocupações na Vila Canela, no distrito de Pirabeiraba; no Rio de Ferro, no bairro Aventureiro; e de uma área no bairro Petrópolis.Toda a tramitação para regularizar um lote ainda é lenta e pode demorar anos.

Segundo secretário Romeu de Oliveira, como a equipe da Habitação é pequena, está sendo construído um processo para que seja atendido um grupo pequeno de famílias por vez. Quando um deles estiver avançado, outro começará o processo. Por isso, aqueles que têm interesse na regularização podem buscar informações na Secretaria de Habitação, mas precisam ter calma porque o processo é demorado.

O cabeleireiro Tiago Moura, 26 anos, é um dos moradores que devem receber a escritura do terreno ainda neste ano. Ele reside na Vila Canela há seis anos, quando foi morar com a esposa depois do casamento. O comerciante mantém um salão de beleza ao lado da residência, mas como o terreno ainda está irregular, não consegue regularizar o comércio e o imóvel.

– Faz uns três anos que demos entrada no processo. Com a regularização, vai ser um avanço para todo mundo e até o imóvel vai se valorizar porque, se eu precisar vender futuramente, ele vai perder muito o valor caso eu não tenha a escritura – comenta.

Além de avançar nos lotes da área urbana do município, a Secretaria de Habitação agora também poderá começar o processo para terrenos da zona rural. Com a criação da lei 13.465/17, sancionada pelo presidente Michel Temer em julho, a regularização fundiária foi flexibilizada. Anteriormente, uma área rural precisaria ser transformada em perímetro urbano para ser regularizada, o que mudou com a nova legislação.

Agora, ela poderá ser mantida como rural.Isso vai ajudar o município, já que atualmente 62,8% dos lotes ainda irregulares ficam na zona rural. No entanto, serão beneficiadas apenas as famílias que já haviam ocupado terrenos rurais até 22 de dezembro de 2016, de acordo com o texto da lei.

Os números

Lotes irregulares: 30.115.

Lotes em processo de regularização: 13.950 (8.688 públicos e 5.262 particulares).

TOTAL: 44.065

Dos lotes irregulares:

3.868 (12,8%) são terrenos públicos.

26.247 (87,1%) são terrenos particulares.

11.185 (37,1%) estão localizados são na zona urbana.

18.930 (62,8%) estão localizados na área rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISMOGRAFOONLINEW 2020 (TECNOLOGIA DE SITES UNIVERSITÁRIOS).

CONFIRA OS DADOS DE VÁRIOS SITES DE SISMÓGRAFOS ONLINE COM ESSE BLOG    Centro de Sismologia USP Sobre Informes Dados Estações Terremotos Últimos eventos significativos + - Leaflet  | Tiles © Esri —  Leaflet-Extras  providers M 2020-07-11 18:58:11 UTC  5.1 M South Sandwich Islands Region M 2020-07-10 06:29:42 UTC  5.1 M Carlsberg Ridge M 2020-07-09 05:13:59 UTC  5.1 M Kuril Islands M 2020-07-09 03:22:51 UTC  5.1 M Northern Colombia M 2020-07-08 01:07:03 UTC  5.4 M Kodiak Island Region, Alaska Mais eventos detectados no Mundo  (  no Brasil  |  na América do Sul  )  ... Você sentiu um tremor de terra?  Reporte aqui! RSBR registra efeito do confinamento, e pode até monitorar a adesão da população! Qua, 08 Abr 2020 17:49:00 +0000 Neste artigo mostramos como é possível observar nos registros da estação de Canela/RS os efeitos da quarentena adotada em todo o país! Confira o nosso texto, com uma linguagem simples e direta! SismoCast:  O podcast do Centro de Sismologia! O Brasil é mesmo um paí

SISMOGRAFOONLINEW 2020 :::::::::::::::::(SITES UNIVERSITÁRIOS) VEJA OS DADOS

sismógrafo de site universitário de 2020👇👇👇👇👇👇 PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Warning : unpack(): Type N: not enough input, need 4, have 0 in  /home/di1e1zga78jw/public_html/monitorglobal.com.br/paginas/principal.php  on line  12 Houston - EUA* GMT - 6 06:41:33 Brasilia - Brasil* GMT - 3 (HV) 09:41:33 Londres - Inglaterra* GMT / UTC 12:41:33 Moscow - Rússia* GMT + 3 15:41:33 Tóquio - Japão* GMT + 9 21:41:33 Sincronizado automaticamente com servidores globais padrão GMT (Greenwich Mean Time) - * Nomes utilizados apenas para referência, horário Brasileiro (Brasília) sincronizado com horário verão. Mapa de Monitoramento Global Placas Tectônicas Meridianos e Trópicos Greyline(divisão dia/noite) Posição do Sol Últimos Terremotos Monitor Sismográfico Registro de Terremotos - Últimos 12 (USGS/IRIS - EUA)   Horário GMT/UTC   Horário Brasília Intensidade Magnitude Profundidade Local Fonte  13/07/2020 08:42  13/07/20